Histórico

HISTÓRICO AMEA/MT

 

A AMEA – Associação Mato-grossense dos Economiários Aposentados da Caixa Econômica Federal é uma entidade, sem fins lucrativos, fundada em 20/01/1988 cuja missão, conforme rege seu Estatuto é:

  1. a)      Defender os interesses de seus associados em juízo ou fora dele, orientando-os eassistindo-os, bem como, representando-os ativa e passivamente onde e quando se fizer necessário;
  2. b)      Congregar os associados por meio de atividades sociais, culturais, esportivas, recreativas e de lazer;
  3. c)      Promover planos de seguro de vida individual e em grupo e planos de assistência social e de auxílio pecuniário, definido em regulamentos próprio desde que reembolsáveis;
  4. d)      Promover a realização de cursos, mediante convênio com entidades públicas ou privadas e pessoas físicas sem fins lucrativos, de forma a proporcionar ao associado à oportunidade de atividades Sociais;
  5. e)      Promover o desenvolvimento social e econômico da AMEA/MT e de seus associados, através de prestação de serviços a terceiros, especificamente, na condição de CORRESPONDENTE CAIXA-AQUI, sendo que os proventos recebidos em virtude de possível contrato serão revertidos em benefício de seus associados, consoante os objetivos sociais precípuos da AMEA/MT, previstos no presente artigo.
  6. f)       Oferecer aos associados titulares, temporários, agregados, pensionistas e seus beneficiários,diretamente, ou através de sua Entidade Federativa, planos de saúde e seguros de saúde, planos de previdência privada complementar, seguros em geral, medicina ocupacional e medicina preventiva.

 

Assinaram à ata de fundação, Almira Malhado Paes de Barros, Antonia de Arruda Martins, Estevão Cerqueira Caldas (in memoriam), Francisco Sales da Costa(in memoriam), Gilberto Metello (in memoriam), Helena Dias Souza de Figueiredo (in memoriam), Ismael Agostinho de Jesus, Josefina Costa Leite (in memoriam), Neusa Ponce Corrêa da Costa (in memoriam), Nilza Nunes Brandão (in memoriam) e Rosa Rodrigues Leite (in memoriam).

 

A primeira diretoria foi eleita em 02/03/1988, formada pelos colegas aposentados: Almira Malhado Paes de Barros, Gilberto Metello(in memoriam) Augusto Frederico Muller (in memoriam), Luis da Silva (in memoraim, João Batista Corrêa Ferrer (in memoriam), Maria Olga Hugueney Corrêa da Costa, Pedro Reis Costa (in memoriam), Antonia de Arruda Martins, Eudil Rezende de Albuquerque (in memoriam), Nilza Nunes Brandão (in memoriam), Josefina Costa Leite (in memoriam), José Maciel Monteiro (in memoriam) e Maria da Piedade Villaça Epaminondas.

 

Almira Malhado Paes de Barros foi a primeira presidente eleita da AMEA e por 18 anos dirigiu a entidade até 31 de março de 2006, quando foi eleita nova diretoria.

 

A AMEA/MT é filiada a FENACEF – FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ECOMIÁRIOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS, entidade que congrega aproximadamente 32.000 aposentados e pensionistas em todo Brasil.

 

Em março de 2006, após 18 anos, um grupo de aposentados constitui uma nova chapa para concorrer à eleição denominada “AMEATIVA”, tendo como Presidente Maysa Vieira Marques – biênio 2006 a 2008.

 

Em março de 2008, foi eleito, por aclamação, novo Presidente José Cezário Miguel Aschar que presidiu a AMEA/MT, por 30 dias, tendo então assumido a Presidência  o então Vice Presidente Ramão Dario Ascurra de  maio de 2006 a março de 2010.

 

Em março de 2010 houve nova eleição, com duas chapas concorrendo ao pleito, tendo  sido eleita  Maysa Vieira Marques.

Realizado o pleito a vencedora foi à chapa “AMEA PARA TODOS”, tendo como presidente Maysa Vieira Marques para o biênio Abril/2010 a março/2012.

 

Realizada nova eleição em 2012 e essa mesma chapa foi reeleita, por aclamação para o biênio abril/2014 a março/2016.

 

Em março de 2016 foi realizada nova eleição  para o biênio 2016/2018, tendo os integrantes da chapa escolhido o mesmo nome “AMEA PARA TODOS”, sendo eleitos, por aclamação, e  retornando à presidência a Srª Almira Malhado Paes de Barros.

 

PRINCIPAIS MUDANÇAS PELAS DIRETORIAS – “AMEATIVA” E “AMEA PARA TODOS’

 

  1. Reformulação do Estatuto;

 

  1. Criação do Regulamento Eleitoral;

 

  1. Elaboração do Regimento Interno;

 

  1. Criação das “Normas para Concessão de Ajuda Assistencial aos associados”;

 

  1. Parceria com a Caixa Econômica Federal X AMEA para implantação do Correspondente Negocial CAIXA AQUI;

 

  1. Investimento em Máquinas e Equipamentos buscando modernizar, racionalizar rotinas e reduzir custos;

 

  1. Implantação de novo Layout para melhor conforto;

 

  1. Substituição do mobiliário para proporcionar aos colaboradores que executam as atividades diárias, conforto e ergonomia, objetivando melhorar a relação das pessoas com seu ambiente de trabalho e proporcionar mais saúde, mais conforto, mais segurança e eficiência nas atividades diárias, através da substituição das mesas, armário e cadeiras .
  2. IMPLANTAÇÃO DO COMITÊ ESTADUAL PARA RECUPERAÇÃO DE PROVENTOS E PENSÕES – cuja finalidade principal é a recuperação de perdas do poder aquisitivo dos benefícios dos Aposentados e Pensionistas, tendo a atual Diretoria empreendida todos os esforços para fazer parte do COMITÊ NACIONAL, sediado no Rio de Janeiro, agregando esforços a essa importante reivindicação.

 

  1. Participação/representação da associada Maysa Vieira Marques no Conselho Fiscal da FENACEF em Brasília.

 

  1. Participação expressiva nos SIMPÓSIOS dos Economiários Aposentados e Pensionistas, promovidos pela FENACEF – Federação Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Caixa.

O objetivo do Simpósio é o estudo e o debate dos assuntos e problemas dos Economiários aposentados e pensionistas e os referentes às atividades da FUNCEF, da CAIXA, da CAIXA Seguros, da PREVHAB e do INSS, além de promover e intensificar o relacionamento entre os participantes e o intercâmbio de conhecimento entre as entidades representativas.

 

11.Participação nos JOGOS Promovidos pela FENACEF cuja finalidade é congregar, através do esporte, os aposentados, seus cônjuges e pensionistas da Caixa Econômica Federal, associados de uma AEA, filiada a FENACEF, fortalecendo os laços de amizade e integração entre os mesmos

 

Na gestão  “AMEATIVA” e “AMEA PARA TODOS” foram implantadas novas rotinas, modernização administrativa e financeira, buscando atuar sempre com profissionalismo, ética e transparência, adotando uma nova política de relacionamento com o quadro social, através de contato mais próximo, sempre informando, esclarecendo e conhecendo melhor a situação de cada associado e ouvindo suas críticas e sugestões construtivas  para  melhorias  no atendimento e, com isto, trabalhar para sermos uma das melhores associações deste País e nossos associados terem orgulho por fazerem parte da mesma.

 

 

 

Cuiabá-MT, 28 de novembro de 2017